Gestão Cultural
Home . Docentes . Cv's Resumidos

Cv's Resumidos

Alberto Reis

Professor Associado Convidado da ECATI, ULHT. Pós-Doutorado em Biotecnologia (U. Birmingham). Formador de Informática e autor de vários artigos publicados em revistas internacionais com referee.

 

Berta Costa Campos

Habilitações académicas: 2º ano Geofísica e 2º ano Ciências Físicas da FCUL; Licenciatura em CCC da ULHT, ramo de Gestão das Actividades Culturais; Pós-graduação em Ciências da Complexidade, ISCTE. Experiência Profissional: docente da ECATI/ULHT (2001/2010); gerente de vendas da Cinemate (1997/1998); Directora da filial portuguesa da multinacional Rosco Laboratories, NY (1986/1997); Directora da firma Massanco, Equipamento e Realizações Visuais (1982/1986); professora ensino secundário (1968/1987); professora da Secção do Conservatório da Escola Preparatória de Francisco Arruda, projecto de ensino artístico integrado. (1972/1975); dirigente cineclubista, CCUL (1962/1965)

 

Delfim Sardo

Delfim Sardo nasceu em Aveiro em 1962. É curador, docente universitário e ensaísta. Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à ensaística sobre arte. Entre 2003 e 2005 foi Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foi fundador e director da revista Pangloss.

Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1999 foi o Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza. Lecciona Estética na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde lecciona também nos Mestrados em Curadoria e Pintura. É também docente em programas de pós-graduação na Universidade Católica do Porto. No campo das publicações destacam-se os volumes Luxury Bound (Electa, Milão, 1999), Jorge Molder (Caminho, Lisboa, 2005), Helena Almeida, Pés no Chão, Cabeça no Céu (Bial, 2004) e Pintura Redux (Fundação de Serralves/Público, 2006).

 

Isabel Soares de Moura

Mestre em Ciências de Gestão (ISCTE, 2000). Tese em Estratégias de Internacionalização do Sector Bancário Português: o Período 1989-98. Licenciada em Gestão pela Universidade Lusíada (1994). Actualmente é responsável pelo Gabinete do Presidente do CA do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. De 2002 – 2005 foi economista na Direcção de Mercados Financeiros da CGD. Assessora do Ministro da Economia (2000 a 2002). Assessora do Ministro das Finanças (1999-2000). Economista na Direcção Internacional da CGD (1994-1999). Desde 2001 é Professora Auxiliar Convidada na Universidade Lusófona.

 

Jorge Leandro Rosa

Jorge Leandro Rosa licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e concluiu o Mestrado em Estudos Literários Comparados na Universidade Nova de Lisboa. O seu Doutoramento, cujas provas públicas decorreram em 2001, na mesma Universidade, foi realizado na área das Ciências da Comunicação.
É Professor Associado da ECATI da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Aí, lecciona diversas disciplinas nos cursos de 1º Ciclo e 2º Ciclo. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2005, publicou A Impossível Experiência Final da Modernidade, Prolegómenos a uma teoria do virtual (Calouste Gulbenkian, Lisboa). É autor de artigos e ensaios em revistas científicas nacionais e estrangeiras. É membro do Conselho editorial da Revista de Comunicação e Linguagens. Pertence à Redacção da Interact – revista on-line de arte, cultura e tecnologia.É ainda membro da Equipa redactorial da Revista Nada, onde desenvolve projectos em torno de uma teoria das Artes Tecnológicas.

 

José Bragança de Miranda

Doutor em Ciências da Comunicação Professor Associado Agregado em Ciências da Comunicação, especialidade de Teorias da Cultura (U. Nova); Professor Catedrático (ULHT)

 

José Miguel Caissotti Figueira

É director de Serviços de Apoio às Artes da Direcção Geral das Artes, Ministério da Cultura. É licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura e pós-graduado em Curadoria e Organização de Exposições de Arte Contemporânea. Desde 1990 desenvolve projectos em autarquias e instituições culturais e artísticas. Escreve regularmente sobre artes e cultura contemporânea, tendo sido colaborador do projecto Artecapital.

 

Luís Cláudio Ribeiro

Luís Cláudio Ribeiro nasceu em 19 de Março de 1961. Estudou Engenharia Florestal, Agronomia e licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Nesta mesma universidade concluiu o mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias com a tese «Viena, Jefferson ou a Tarefa da Decifração» e o doutoramento em Comunicação e Cultura a que deu o título «O Mundo é Uma Paisagem Devastada pela Harmonia». Publicou, desde 1983, sete livros de poemas, três romances e alguns estudos sobre arte e cultura contemporâneas, distribuídos por revistas e jornais da especialidade.

 

Luís Filipe Teixeira

Professor Catedrático da ECATI, ULHT. Investigador do CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias); Investigador do CECL (Centro Estudos de Comunicação e Linguagens) da Universidade Nova de Lisboa no Projecto «Tendências da Cultura das Redes em Portugal».

 

 

Pedro Cabrita

Professor de Contabilidade Geral das Licenciaturas de Gestão e Economia (DE, ULHT)
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas

 

Ricardo António

Mestre em Responsabilidade Social Corporativa, Contabilidade e Auditoria Social, pela
Universidade de Barcelona – CIES. Director Geral da empresa de comunicação Companhia do Texto (consultora de comunicação especializada em projectos para o segmento sénior 65+);  Director de desenvolvimento de negócios da Impactus, primeira revista nacional especializada em sustentabilidade empresarial. O seu percurso profissional iniciou-se na publicidade, e prosseguiu na área do marketing e comunicação.

 

Victor Manuel Esteves Flores

Victor Flores nasceu em Lourenço Marques em 1973. É Professor Associado da Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI | ULHT), onde é também Director da Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural e Coordenador da Área de especialização em Gestão Cultural do 1º ciclo de Ciências da Comunicação e da Cultural. Doutorou-se em 2009 em Comunicação e Cultura (FCSH, UNL) com a tese «A Imagem Técnica e a Construção das suas Crenças. Investigação Sobre as Confianças Visuais na Era do Digital». Para além de vários ensaios publicados sobre imagem e arte contemporânea, publicou em 2007 o livro   Minimalismo e Pós-Minimalismo. Forma, Anti-Forma e Corpo na obra de Robert Morris (Livros Labcom, UBI). É licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1995 e 1999).

 

Contactos
ECATI ULHT
ApresentaçãoEstrutura CurricularBolonhaDocentesInfo Gestão CulturalZona Vermelha